Convite

Hoje é...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PIRATA DE PALAVRAS

PAINEL CONFECCIONADO PELA PROFª
SIMONE



Livro: Pirata de Palavras
Autora: Jussara Braga
- Aguçar a curiosidade explorando o título, ativando conhecimentos prévios e aguçando Antecipações de sentido.
- Leitura da história levantando e verificando hipóteses.
- Construção da compreensão da história mundial, e inter-relacionando Unificando Informações IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS.


Pirata de Palavras
Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.
Seus amigos perguntavam:
_ Para que isso, Heitor?
Ele sorria e dizia:
_ Sou Pirata de Palavras!
Ele imaginava Criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.
No primeiro dia JUNTOU amarelo: - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.
No segundo dia JUNTOU caminhão: - feijão - balão - algodão - Estrada - espada - toalha - medalha.
No terceiro dia JUNTOU chácara: - CEPRAF - hat - chaveiro - chocolate - xarope de xadrez -.
No quarto dia JUNTOU pássaro: - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.
No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! JUNTOU praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - Faqueiro - Pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.
No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva ... JUNTOU tesoura - vassoura - panela - capela.
E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias ...
Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias ...
Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor e Pirata de Aventuras!


- Atividades escritas relacionadas com a compreensão da história e com as palavras que Heitor JUNTOU.
- Confecção do tapa-olho de TNT.
- Seja você também um Pirata de Palavras. Faça como Heitor: anote nessa cadernetinha, palavras que você encontra pelas ruas por onde passa, em revistas que você lê, palavras que você vê na televisão ...
A maior parte dos meus alunos estão nos Níveis silábico - alfabético e alfabético, então vou sugerir que tipo de palavras Irão escrever em cada dia. Exemplo: No primeiro dia vamos escrever somente com rr palavras. E no dia seguinte trabalharemos estas palavras em jogos e brincadeiras.

.................................................. .................................................. ..

fonte: http://tialucimar.blogspot.com/2008/08/pirata-de-palavras.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )