foto de alunos da Creche Jurema com atividades realizada na quadra
por: Ester Andrade Elias
No estudo de Educação Física, chamamos atenção ao tema lateralidade corporal, este conteúdo possibilita a criança compreender por meio de sua motricidade às questões de localização: dentro e fora, em cima e em baixo, a frente e a trás, direita e a esquerda. Esta compreensão é corporal.
Durante as aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento observou – se que a aquisição dos pré-requisitos como: esquema corporal, coordenação motora, organização temporal e espacial, entre outros, são essenciais para que a criança consiga se relacionar com o mundo e compreender esta realidade.
A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Descobre que o seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, que capta imagens, que recebe sons, que sente cheiros e sabores, dor e calor, que se movimenta. O corpo é o centro, é o espelho afetivo-somático da imagem de nós mesmos, dos outros e dos objetos. A lateralidade é a bússola de nosso corpo. É através dela que o mesmo se situa no meio ambiente, manifestando-se ao longo do desenvolvimento e das experiências. A Educação Física desempenha um papel de relevante importância na vida escolar da criança, pois pode realizar a mediação entre a prática e o processo de aprendizagem utilizando o corpo como instrumento de construção real do conhecimento.
Acreditamos que para o aluno poder garantir um desenvolvimento harmonioso, deveriam constar atividades e exercícios direcionados para a afirmação de lateralidade, coordenação estática e dinâmica, equilíbrio, dissociação de movimentos, percepção temporal, relaxamento e pequenos jogos.
Dentre jogos de atenção, destacamos: Par e Ímpar e Jogo dos Números e Dando as Mãos. No jogo Par e Ímpar, os alunos se organizam em duas ou mais colunas distantes entre si cerca de três metros. A professora combina qual a coluna é par, e qual coluna é ímpar e lateralmente traça uma linha a uns 15 metros de cada coluna. Se a professora gritar um número par, os alunos da coluna par fogem e são perseguidos até o limite pelos alunos ímpares, e vice-versa. Aos poucos, acrescentam-se cálculos, somas, diminuições, multiplicações, divisões etc.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pacher. Luciana Andréia Gadotti. Lateralidade e Educação física. lucianapacher@terra.com.br
http//:www. www.icpg.com.br
No estudo de Educação Física, chamamos atenção ao tema lateralidade corporal, este conteúdo possibilita a criança compreender por meio de sua motricidade às questões de localização: dentro e fora, em cima e em baixo, a frente e a trás, direita e a esquerda. Esta compreensão é corporal.
Durante as aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento observou – se que a aquisição dos pré-requisitos como: esquema corporal, coordenação motora, organização temporal e espacial, entre outros, são essenciais para que a criança consiga se relacionar com o mundo e compreender esta realidade.
A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Descobre que o seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, que capta imagens, que recebe sons, que sente cheiros e sabores, dor e calor, que se movimenta. O corpo é o centro, é o espelho afetivo-somático da imagem de nós mesmos, dos outros e dos objetos. A lateralidade é a bússola de nosso corpo. É através dela que o mesmo se situa no meio ambiente, manifestando-se ao longo do desenvolvimento e das experiências. A Educação Física desempenha um papel de relevante importância na vida escolar da criança, pois pode realizar a mediação entre a prática e o processo de aprendizagem utilizando o corpo como instrumento de construção real do conhecimento.
Acreditamos que para o aluno poder garantir um desenvolvimento harmonioso, deveriam constar atividades e exercícios direcionados para a afirmação de lateralidade, coordenação estática e dinâmica, equilíbrio, dissociação de movimentos, percepção temporal, relaxamento e pequenos jogos.
Dentre jogos de atenção, destacamos: Par e Ímpar e Jogo dos Números e Dando as Mãos. No jogo Par e Ímpar, os alunos se organizam em duas ou mais colunas distantes entre si cerca de três metros. A professora combina qual a coluna é par, e qual coluna é ímpar e lateralmente traça uma linha a uns 15 metros de cada coluna. Se a professora gritar um número par, os alunos da coluna par fogem e são perseguidos até o limite pelos alunos ímpares, e vice-versa. Aos poucos, acrescentam-se cálculos, somas, diminuições, multiplicações, divisões etc.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pacher. Luciana Andréia Gadotti. Lateralidade e Educação física. lucianapacher@terra.com.br
http//:www. www.icpg.com.br
Bom dia,
ResponderExcluirPassei por aqui, porque sabia que tinha algo de bom a acrescentar a mim. Obrigada por este Blog tão importante para os educadores e para os pais atentos.
Abraços,