Convite

Hoje é...

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalhando o Sentido do Olfato

Cravo, Canela, Coentro, Pimenta do Reino, Noz Moscada, Alho




o material  acima foi produzido pela profª: Ester Andrade Elias , para se trabalhar na SRM da E.M.Iza Medeiros 


Olfato

Olfato Peça para que formem duplas, entregue uma venda para cada dupla, e molhe pedacinhos de algodões com perfume, entregue para cada dupla um deverá vendar o outro e aproxim ar o algodão do nariz do coleguinha e vice e versa. Depois entregue para as crianças frutas diversas com cheiros diferentes e peça que repita o procedimento.Se o professor preferir poderá usar outros materiais como por exemplo alho, pó de café, desinfetante perfumado etc... Assim deverá trabalhar o olfato
Explique como funciona o "cheirador" sugestão abaixo:
O GOSTO DO CHEIRO
Cheirinho de pipoca no ar do parque... é de deixar qualquer um com água na boca! Difícil é resistir.

Nós também conhecemos o mundo pelos cheiros, usando o nariz, e pelos sabores, dentro da boca.
Os urubus usam o olfato para saber se o bicho que eles estão comendo foi picado por uma cobra e, com isso, a carne estará envenenada.
As comidas estragadas têm um cheiro horrível para nós - é o alarme do nosso corpo para saber que não devemos comê-las.
E se por acaso colocamos uma coxinha estragada na boca, sentimos um gosto horrível. É mais um alarme: desta vez, o paladar avisa que aquela comida vai nos fazer mal.
Olfato (cheiro) e paladar (gosto) trabalham em cooperação.
Os bichos também usam o cheiro para saber se outros bichos estão por perto. E os adultos usam perfume para os outros acharem gostoso ficar perto deles.
Em cidades grandes, o olfato é maltratado pela fumaça dos carros e das fábricas. Não é à toa que registramos esses cheiros como ruins: a fumaça faz mal para nosso corpo.
Você sabe como funciona o "cheirador" ? Ele é como uma caverna...

COMO FUNCIONA O "CHEIRADOR"
O nariz é como uma caverna, com as paredes recobertas de muco (aquela coisa verde que sai quando você fica gripado).
No teto dessa caverna ficam as membranas olfativas, que captam os cheiros que entram pelo nariz.
Logo acima das membranas estão os nervos olfativos, que mandam as informações sobre os cheiros para o bulbo olfativo. Ele vai contar o que sentiu para o cérebro.
Se você sente um cheirinho bom de comida, como o aroma de pipoca no parque, fica com água na boca. Ou melhor: saliva, que seu cérebro manda produzir porque sabe que você vai comer, logo logo. A saliva ajuda na digestão. Na verdade, sentindo o cheiro de uma comida que você gosta, você já consegue até lembrar do gosto dela... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )