SEQUÊNCIA EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
Título:Equilíbrio e coordenação,força, velocidade,resistência e flexibilidade
Eixo: Movimento.
Tempo previsto: 1 º e 2º semestre:
Professora:Maria tereza
Série:Jardim II
Blocos de conteúdos:
Expressividade (utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras).
Equilíbrio e coordenação (Participação em brincadeira e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,dançar, etc...
Para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.)
Objetivos:Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças,jogos e demais situações de interação.
Etapas previstas: As brincadeiras serão apresentadas de acordo com a necessidade do grupo.PULAR:
Pular corda ,
Pular com o pé direito,
Pular com o pé esquerdo.
Pular com os dois pés.
ANDAR:
Andar de mãos dadas.
Andar na ponta dos pés.
Andar com o calcanhar.
Andar sobre as bordas de fora dos pés.
Andar sobre bordas de dentro dos pés.
Andar com as mãos na cabeça.
Andar em círculo em linha sinuosa.
Passo de formiguinha.
Passo de elefante.
Passo de tartaruga.
Passo do anãozinho.
BRINCADEIRAS
BAMBOLÊ: Brincar livremente com o arco.
Entrar e sair do arco.
Caminhar ao redor do arco.
Formar um túnel com os arcos (algumas crianças seguram o arco e outras passam dentro dele).
BOLA: Jogar a bola para o companheiro.
Quicar livremente a bola.
Chutar a bola de diferentes maneiras:
Um pé só direito e esquerdo
PARQUE: Balançar. escorregar. Subir.
FAZ DE CONTA: Pianista (mexendo as pontas dos dedos).
Derreter como um sorvete.
Flutuar como um floco de algodão.
Balançar como folhas de uma árvore.
Correr como um rio.
Voar como uma gaivota.
Cair como um raio.
Estátua.
Cabeleireiro.
Baú de roupas.
Médico.
Borboleta: Se você fosse uma borboleta, você ela estaria acordando agora, vamos abrir as asas e olhar para o sol dizer bom dia meu amigo sol e com movimentos leves com os braços você vai pousar de flor em flor (esta flor será um amiguinho seu).
Atravessar um rio:
Fazer dois riscos no chão como se fosse um rio, pedir que saltem sem cair na água.
CIRCO:
Um Circo chegou na cidade ele tinha muitos animais ele trouxe um (DIZ O NOME DE UM ANIMAL) Apontar uma criança, esta terá que imitar um animal e as outras terão que descobrir qual animal ela está imitando.
Fazer uma linha no chão, eles terão que andar na linha como se fosse um equilibrista.
Imitar animais:Cachorro. Gato. Tartaruga. Peixinho. Elefante. Cobra.
AVALIAÇÃO:
As crianças exploraram suas capacidades expressivas, aceitando os desafios corporais.
FONTE:http://amagiadeaprender.blogspot.com/
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PENSAMENTOS
PENSAMENTOS
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )
( Artur da Távolla )
"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )
Nenhum comentário:
Postar um comentário