Convite

Hoje é...

domingo, 4 de setembro de 2011

SAÚDE ESCOLA


A Saúde Escolar iniciou como projeto piloto em 2004. No ano de 2007 passa ser uma seção do Departamento Pedagógico, mantendo o objetivo inicial de promover qualidade de vida e prevenir agravos nas comunidades escolares, por intermédio de ações pedagógicas em saúde.
Está alicerçada em um conceito de saúde em movimento, dependendo de valores sociais, culturais, subjetivos, históricos e por pedagogias que contemplam o sujeito como singular e diverso. Privilegia os referenciais do construtivismo, da psicanálise, as contribuições de Paulo Freire, a complexidade de Edgar Morin e a filosofia de Hanna Arendt.
O enfoque do trabalho é a transversalidade, presente em documentos de diferentes origens e concebido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/LDB/MEC - 1997). Os Planos de Ações estão de acordo com o diagnóstico das realidades escolares, demandando temas sociais emergentes, tais como: saúde sexual e reprodutiva, violência em suas várias formas, drogadição, epidemiologia, meio ambiente, qualidade de vida, entre outros. A complexidade dos assuntos e a importância do conhecimento a ser construído permeiam e ultrapassam as disciplinas.
Trabalha na perspectiva da ressignificação da escola que precisa mover-se frente à contemporaneidade, rompendo paradigmas, escutando as várias "leituras de mundo", sendo formadora de protagonistas preparados para intervir na sua realidade.
A Seção de Saúde Escolar não se constitui em um programa, mas em uma estrutura organizacional permanente de gestão, em consonância com os objetivos curriculares, onde os temas transversais são trabalhados de forma ampla e cotidiana, de modo a atingir equipes diretivas, professores, alunos e comunidades em geral. Evidencia que saúde é um processo educativo, e para tanto, exige luta relativas às desigualdades sociais e participação da cidadania. Inclui capacitação para educadores, oficinas com alunos, palestras, produções textuais, fóruns, atividades culturais, mostras, seminários, grupos de reflexão e mobilização das comunidades.
A Promoção da Saúde torna necessária a articulação de parcerias, ações intersetoriais e a participação de outros segmentos sociais, de modo que a mobilização eficaz e continuada garanta atingir seus objetivos plenamente, florescendo a VIDA em seus múltiplos aspectos.

Equipe técnica:

Marta Tellechea Madeira da Veiga - Coordenadora Geral
Maria Luiza D’Aló Moura
Maria Salete Conte

Contato

Seção de Saúde Escolar / Divisão de Gestão Escolar / Departamento Pedagógico
Fone: (51) 3288-4782

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )