Convite

Hoje é...

domingo, 21 de agosto de 2011

ENSINO DAS ARTES VISUAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS


Por : Ester Andrade Elias


Ao longo de alguns anos, a escola pública municipal de Vitória da Conquista vem sofrendo transformações consideráveis. Vivemos em um mundo imagético, estamos rodeados por imagens, e junto com as imagens, percebemos também a forte presença da arte.
A arte está em nosso dia-a-dia. Hoje as escolas municipais de Vitória da Conquista se preparam, desde os seus profissionais até aos recursos que irão facilitar a inclusão diversificada nas múltiplas leituras de mundo como também de texto e de sons, de imagens e outras.
Segundo (Rezende 2005, p.11), ”lemos o mundo e no mundo”. O entendimento dessa imagem nos faz compreender melhor que cada ser humano tem um jeito próprio de ser e de ler, isso porque somos seres singulares. Mesma o estando diante de uma única imagem, está possibilitará infinitas leituras, e cada pessoa fará a sua leitura, segundo a sua história pessoal, a sua cultura e seu contexto.
É pela visão que alcançamos as pessoas, os objetos, as formas, enfim, o mundo ao nosso redor. Ver é um exercício de construção perceptiva, sendo que os elementos selecionados e percurso visual podem ser educados. Segundo Barbosa (1999, p. 46) em relação à arte e a experiência estética:
[...] as artes plásticas, que entre outros
estímulos, provocam a experiência estética
visual, devem incluir hoje muito mais que o
óleo em moldura dourada o mármore
sobre o pedestal dos museus. Devem
incluir artesanato e arte popular, em particular,
e a mídia eletrônica como cinema e televisão.

No decorrer do dia-a-dia da criança na escola, as artes visuais estão presentes. Quando rabisca e desenha no chão, na areia e nos muros, nos objetos, nas paredes, no próprio corpo. Ao utilizar o reciclado material encontrado ao acaso, as artes visuais estão sendo utilizadas pra expressar experiências sensíveis.
As artes visuais são formas importantes, de expressão e comunicação humana, o que por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral e na educação infantil, particularmente.
A confiança do educador entre exercer seu trabalho flui naturalmente diante de seus alunos, utilizando de recurso diversificado tornando, portanto, suas aulas prazerosas e mais interessantes. Dos mais diversificados recursos uma boa sugestão é conduzir os alunos de Educação infantil a observar a pintura e assim iniciarmos uma trabalho de registro das varias leituras que surgiram.
Assentados no chão em circulo a professora vai conduzir uma leitura individual o que eles acham da pintura, o que mais gostaram o que não gostaram? Se não gostam o porquê ? Quem tem pinturas em casa? Como é o nome dele do pintor? Quem conhece a música? 











Os Operários de Tarsila de Amaral 
releitura As Operárias de Ester A. Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )