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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BRINCADEIRAS FOLCÓRICAS




Brincadeiras Folclóricas

 
A questão das brincadeiras folclóricas foi resgatada, através de experiências e relatos de pais de alunos, que trouxeram para sala de aula algumas brincadeiras que já haviam sido esquecidas. Os alunos partiram para uma pesquisa de campo onde entrevistaram os seus pais ou pessoas que pudessem contar-lhes e até ensinar jogos e brincadeiras.
Cobra-Cega – Escolher a cobra-cega, vendar-lhe bem os olhos. Este jogador fica no centro de uma roda e tenta pegar uma pessoa. O grupo deve fugir ou avançar de acordo com a localização da cobra-cega. Fica no lugar da cobra-cega, aquele que foi pego por ele.
Material Usado: Um pedaço de tecido para vendar os olhos.
Escravos de Jó – A brincadeira consiste em todos os participantes sentarem lado a lado, em um grande círculo, cada um com sua lata. Ao iniciar a música, as crianças passarão a lata para o seu vizinho e assim será, até chegar no zig, zig, zá onde a criança irá segurar a lata e passar para o vizinho da direita, esquerda, direita e continuar a brincadeira.
Escravos de Jô,
Jogavam caxangá,
Tira, põe, deixa ficar,
Guerreiros com guerreiros, 2x
Fazem zig, zig, zá
Material Usado – para cada criança uma lata com tampa (de diversos tamanhos) e papéis coloridos (para enfeitar as latas).
Material – Bolinha de gude e giz.
Procedimento – Desenha-se um triângulo no chão com o giz, coloca-se uma bolinha em cada ponta e uma no centro. O participante precisa acertar a bolinha que está em qualquer lugar dentro do triângulo. Se acertar e tirar de dentro do triângulo, ganha a bolinha, mas se errar é a bolinha que fica dentro.
Amarelinha – Antes de tudo é necessário fazer no chão os números de 1 a 10.
Fique no espaço “Céu” e jogue a pedra no número 1. Pule as outras casas com um pé só até chegar ao “Inferno” ou “Terra” . Em caso de duas casas, pule com um pé só em cada casa. Volte também pulando com um pé só, pegue a pedra e volte ao “Céu”. Repita o procedimento com os outros números.
Material utilizado – Giz para riscar o chão e uma pedra para jogar. Cada jogador poderá ter a sua.
Número de participantes – Mais de duas pessoas.
Material utilizado – Giz.
Número de participantes – A partir de três.
Procedimento – Escolhe uma pessoa para ser a mãe da rua. Desenha um espaço grande e retangular dividido em três partes. O restante se separa em dois grupo. Os grupos ficam nos cantos, e a mãe da rua no meio. Os participantes tentam passar de um pé só para o outro lado, tentando não ser pego pela mãe da rua. Ganha a brincadeira quem não for pego.

Música: Pula-Pula do Saci

Saci Pererê aonde vai você?
Saci Pererê aonde vai você?
Eu vou à casa do meu amigo,
Buscar uma lanterna para caçar.
Obs.: Essa música foi feita com o ritmo da canção: “Pirulito que Bate-Bate”.
Roda com fitas
Material : Fita colorida de mais ou menos 1,50 m e um mastro que pode ser um cabo de vassoura.
Número de participantes – Mesmo número de fitas.
Procedimento – Cada pessoa pega uma fita e quando começa a música começam a rodar interlaçando-as. A música pode ser uma Junina.
Cabo de Guerra – É dado o sinal para começar a brincadeira. Os grupos precisam puxar a corda por completo para o lado do seu grupo. Quem puxar a corda por completo é o grupo vencedor.
Dica – pode se marcar a corda ou o chão para saber quando o grupo ganha.
Material – Corda.
Número de participantes – A partir de 2 pessoas até que preencha-se os 2 lados com o mesmo número de pessoas
Brincadeiras com cordas – (para crianças menores) Aumenta-aumenta – Colocar a corda no chão para as crianças saltarem e ir aumentando a altura aos poucos e/ou inverso que seria o desce-desce com a corda no alto as crianças passam e vão abaixando aos poucos. Já a brincadeira de saltar a cobrinha, move-se a corda no chão de modo que ela pareça uma cobra em movimento. As crianças devem saltar a “cobra” sem pisar nela. Na mesma brincadeira para crianças maiores – (cantada) Enquanto as crianças cantam, quem está pulando a corda deve fazer o que a música pede.
“Um homem bateu em minha porta,
E eu abri.
Senhoras e Senhores
Pule num pé só,
Senhoras e Senhores
Dê uma rodadinha
E vá para o olho da rua “.
Chicotinho Queimado – Os participantes da brincadeira ficam sentados em círculo. Uma pessoa fica falando e indo para as outras colocando a mão na cabeça a cada sílaba. A seguinte frase : “Chicotinho queimado vale dois cruzados, quem olhar para trás leva chicotada”. Na pessoa que parar a última sílaba da palavra chicotada sai da brincadeira.
Eu com as Quatro – Dividir as crianças em grupo de quatro e fazer uma roda. Quando eles cantarem “Eu com as quatro”, cada criança bate palma (1 vez na frente do corpo) , abre os braços e bate palma com o colega do lado. Quando cantarem “Eu com ela”, bate palma (1 vez na frente do corpo) e vira-se para o lado a fim de bater palma com o colega do lado esquerdo. “Eu sem ela” – repetir o mesmo procedimento de bater palmas com o colega do lado direito. “Nós por cima” – bater palma – repete-se novamente o procedimento e bater com o colega que está a sua frente no alto (por cima) e finalmente “Nós por baixo” – bater palma novamente e bater com o colega que está a sua frente por baixo.
“Eu com as quatro
Eu com ela (e)
Eu sem ela (e)
Nós por cima
Nós por baixo”
Pião (Brincadeira de Fieira) – Faz-se um círculo no chão ou na terra e cada participante terá que jogar o pião dentro círculo. O pião terá que rodar dentro do círculo e sair quando parar. Caso o pião não saia do círculo, ficará preso, então o outro jogador tentará tira-lo ou também tentará quebrá-lo ou furá-lo. Se o pião que estava preso sair ele está salvo e poderá jogar novamente.
Material utilizado – Pião e fio de barbante.
Número de Participantes – Três ou mais.
Peteca – Ficam vários participantes em círculo, ou de frente em caso de dupla. Fica-se em roda jogando a peteca de um lado para o outro, mas sempre para alguma pessoa. Se deixar cair à peteca sai da brincadeira, tendo apenas três chances para continuar no jogo. Ganha quem ficar por último sem deixar a peteca cair.
Número de participantes – Dois ou mais.

DOMÍNIO POPULAR
IMAGENS RETIRADA DA NET

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PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )