Convite

Hoje é...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Objetos Lúdicos



Criação de Brinquedos e outras criações
O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha tem um acervo de brinquedos artesanais singulares, versáteis em sua forma de uso, em sua maioria sem regras previamente definidas, que possibilitam a expressão livre e criadora – um convite à descoberta e à experimentação. Brinquedos únicos confeccionados com materiais simples que, brotam da convivência entre adultos, jovens e crianças, explorando cor, textura e movimento. São brinquedos orgânicos criados em parceria com o olhar e o ouvir sensíveis de Vicente Barros e mãos bordadeiras de Lena e Maria da Paz.
Confeccionar brinquedos a partir de materiais simples e acessíveis como patinete, carrinho de rolimã e arco, e brincar das brincadeiras que atravessam gerações levam a um mergulho no tempo acionando saberes e aprendizados.  Tio Lino, Griô de Tradição Oral e artista plástico, utiliza em sua arte grande variedade materiais descartáveis, porém reutilizáveis; cria maquetes e brinquedos que retratam a história da Rocinha e brinquedos criados por crianças ao longo do tempo. Em parceria com o Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, promove em seu atelier e na sala-sede do Ponto de Cultura, oficinas para jovens e crianças. Junto à Griô Aprendiz Marta leva aos alunos da educação infantil do CIEP Dr. Bento Rubião uma série de brinquedos e objetos lúdicos para serem manuseados.
Os principais brinquedos do Centro Lúdico são:
Ciranda de Cores – Criada no Horto, em 2004, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender
Saia de Brinquedos  - Criada em 2004, por educadoras de creches comunitárias da Rocinha, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Arco-Íris - Criado na Rocinha, em 2005, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Avental Canguru - Criado no Santa Marta, em 2005, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Bolsa de Histórias - Criada na Rocinha, em 2008, por Marcela Carvalho, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Estandarte - Criado na Rocinha. em 2005, pelo grupo Mulheres Solidárias, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha
Saia Barangandeira - Criada no Mangueira de Botafogo,  em 2005, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Fantoches - Criado na Rocinha, em 2006, pelo grupo Mulheres Solidárias, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Figurinos (Chapéu, Visconde Trangênico) - Criado na Rocinha, em 2006, pelo grupo Mulheres Solidárias, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Painel de histórias - Criado na Rocinha, em 2006, pelo grupo Mulheres Solidárias, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Tapete de histórias e brincadeira - Criado em Água Mineral, em 2006, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Biblioteca Comunitárias Transformando Espaços;
Casa de Estuque - Criada na Rocinha, em 2007, por Lino dos Santos Filho, no âmbito da Ação Griô inserida no projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Jacaré - Criado na Rocinha, em 2007, por Lino dos Santos Filho, no âmbito da Ação Griô inserida no projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha
Mapa-Jogo - No caminho, uma Rocinha Lúdica - Criado na Rocinha, em 2007, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Patinete, rolimã, perna de pau - Criados na Rocinha, em 2007, por Lino dos Santos Filho, no âmbito da Ação Griô inserida no projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;
Pegada - Criado na Rocinha/Rio Comprido, em 2007, por Vicente Barros, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender;
Instrumentos de percussão - Criados na Rocinha, em 2008, por Robson Pacífico, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha;

fonte:http://www.ciespi.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=54

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )