Convite

Hoje é...

sábado, 8 de outubro de 2011

Vamos Brincar?


Resgatando Brincadeiras

Através de resgate de brincadeiras antigas, descrevemos aqui algumas delas pesquisadas e escritas pelos alunos.

SETE PECADOS
Com 6 crianças, cada uma faz um buraco com seu nome, e conta 7 passos, faz um risco e joga uma bola pequena (de tênis) se cair no seu buraco você tem que correr, pegar a bola jogar em seu colega. Se acertar você deve colocar uma pedra no buraco do seu colega, se errar vai no seu buraco até completar 7 pedras. No buraco, seja você ou no do seu colega , a criança vai para o paredão . Ela (ele) tem que ficar numa parede aí cada um joga a bola nela (nele) uma vez , mas primeiro tem que contar 7 passos antes de jogar a bola.

Bernardo Devens Fraga, Danusa Rebello
OS ELEFANTES
Faz-se uma roda em volta de uma pessoa e começam a cantar:
-”Um elefante se balançava numa teia de aranha mas como a teia não rebentava foi chamar outro elefante,
-dois elefantes se balançavam numa teia de aranha, mas como a teia não rebentava foi chamar outro elefante``
- Assim por diante, até acabar as pessoas da roda .
Toda vez o elefante chama alguém para ir para o centro da roda até todas as pessoas que estejam brincando entrem dentro da roda
Felipe Ciocca Pacheco e David Cipriano Goteira

CAIXINHA DE SURPRESAS
Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha.
Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabar os papéis.
Felipe Ciocca Pacheco e David Cipriano Goteira

POLICÍA E LADRÃO
A turma se divide em dois grupos. Um grupo são os policiais e outro grupo são os ladrões. Os ladrões se escondem e os policíais tem a tarefa de procurá-los.
O policial que capturar mais ladrões é o campeão.
Felipe Sagas dos Santos E Anderson Duarte de Sousa

A DESCRIÇÃO DA PIPA
Meu pai pegava um bambú e cortava três varetas, depois de afiadas ele as amarrava com linha formando uma armação que era encapada com um papel especial para pipa.
Depois ele fazia a rabiola com saco de lixo , cortado em fitas, que eram amarradas em uma linha.
A rabiola era amarrada na parte de baixo da pipa. Por último era feito o estirante para poder amarrar a linha e soltar a pipa.
Giulia Zanin e Elidiane Romão

Passará e Passarás
Duas meninas(os) ficam com as mãos dadas acima da cabeça e formam uma fila de crianças e vão passando por baixo. As duas meninas(os) cantam:
Passará, passará,
Algum dia há de ficar,
Se não for a da frente, será o de trás.
As meninas (os) baixam as mãos e quem fica em baixo das mãos sai fora e assim vai até acabar
todas (os) as(os) meninas(os). Quem fica por último é o vencedor.
Jheniffer Koção Lima e Ketlyn Borges Alexandre

CARRINHO DE ROLIMÃ
O carrinho de rolimã era feito de tábua com rodinhas de aço, era feito competição de corrida no asfalto. algumas pessoas empurravam na subida e na descida eles deixavam ir sozinho e depois só iam controlando, quando chegava lá em baixo o carrinho parava freiando com uma madeira.
Larissa Esteves Dos Santos e Endiel Da Silva Martins

FUTEBOL
O futebol era jogado num campo delimitado por quatro linhas .
Cada time tem 11 jogadores e um goleiro . Tem zagueiros, atacante, meio campo, reserva,
tem um campo e tem torcida.
Luiz e Nicholas

Pé na lata
Um dos colegas é escolhido para contar e os outros se escondem . Quando o colega procura os amigos e encontra ele bate o pé na lata e fala: 1, 2 3 , aí a pessoa fica esperando até alguém chegar e chutar a lata, aí a pessoa consegue correr e se esconder novamente. A brincadeira continua até ele achar todo mundo.
Maria Luiza Da Silveira Teixeira e Valeria Ana Duarte

PEGA - PEGA
Digamos que um dos que estão brincando conta até 10 e os outros correm . Quem for pego ,começa a contar de novo e assim vai o jogo.
Michel Fernandes Zeferino

UM PALHAÇO E UM CHINÊS
Uma pessoa fica de costas e 3 participantes ficam atrás e o que está na frente grita 1,2,3 “Um Palhaço e Um Chinês” .Quando o da frente vira em direção aos demais participantes, quem estiver se mexendo é queimado e sai da brincadeira. E assim por diante.
Ornella gonzalez galarça da silva e Sarah Vicente Martins

TELEFONE SEM FIO
Peça para um adulto fazer um furo grande o bastante para botar um pedacinho de barbante em cada furo . Depois de botar os pedacinhos de barbante nos furos, quebre um palito de dente ao meio. Depois de fazer isso,amarre as metades do palito de dente no barbante que ficou no furo,mas tem que botar o barbante na lata (no furo) de trás pra frente.
Talisson

AMARELINHA
Como se pula : quando tem um quadrado a gente pula de um pé só e quando tem dois coloca um pé num e outro pé no outro.
Regras: se você pisar na linha é na linha, é a vez do outro jogador. Onde esta a pedrinha não se pode pisar e na volta tem que pegar a pedrinha.
O que é céu? Quando a pessoa chegar ao céu ganha, depois começa tudo de novo, só que a pessoa que ganhou é a primeira a pular .
Amarelinha é um nome típico de amarelo e linha é porque quando você desenha várias linhas por isso que o nome é amarelinha. Adoramos pular amarelinha.
Participantes: mais de 2 jogadores.
Aliciana Vieira da Conceição e André Junior de Freitas Bastos.
http://brincadeirasdaqueletempo.blogspot.com/2008/06/resgatando-brincadeiras.html


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )