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domingo, 4 de março de 2012

Falando de Lauro de Oliveira Lima

Lauro de Oliveira Lima nasceu no dia 12 de abril de 1921, em Limoeiro do Norte (194,1 quilômetros de Fortaleza). Foi alfabetizado pelo mestre Zé Afonso, único professor por aquelas bandas. Para completar os estudos primários, migrou para um seminário em Jundiaí (São Paulo). De volta ao Estado, torna-se professor e noivo da neta de Agapito dos Santos (nessa ordem), Maria Elisabeth. > Em 1945, o professor Lauro conquista o cargo de Inspetor Federal de Ensino, um dos braços do antigo Ministério da Educação e Cultura, passando a morar em Brasília. Exerce a função durante 20 anos. Em 1949, forma-se em Direito e, dois anos depois, em Filosofia. > Seu trabalho como “reformador da educação” é exercido, plenamente, no Ginásio Agapito dos Santos - fundado por ele, nos anos 50. Influenciado pelos escritos do psicólogo e filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980), o professor Lauro idealiza o Método Psicogenético de ensino. O livro Escola Secundária Moderna (Inep, 1963) é uma das principais referências, entre as mais de 30 obras escritas por ele, dessa metodologia que considera o trabalho por equipes e a criação de situações-problema de acordo com o nível mental da criança. > Perseguido nas décadas da ditadura militar brasileira, acusado de subversivo, muda-se para o Rio de Janeiro para responder aos inquéritos policiais. Sem mais emprego, o professor ocupa-se com seus pensamentos sobre educação. Traslada Piaget para o Brasil, em livros como Piaget para Principiantes e Uma Escola Piagetiana e, em 1972, cria o Centro Educacional Jean Piaget (Rio de Janeiro). A vida, então, recomeça. E-Mais > O filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980) foi o professor fundamental para o educador Lauro de Oliveira Lima. Piaget, por sua vez, também cientista e psicólogo, dialogou com as teorias de Immanuel Kant, Herbert Spencer, Auguste Comte, William James, Theodore Ribot, Pierre Janet, Arnold Reymond, Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. > Piaget se dedicou ao estudo da inteligência e se tornou a principal referência em Epistemologia Genética. Para ele e seu método de ensino, a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e vai até a morte do indivíduo. Ou seja, é necessário considerar as várias etapas do desenvolvimento humano. > A teoria piagetiana sublinha: tudo o que aprendemos é influenciado por nosso repertório de conhecimentos. O ser humano não é apenas um repositório de informações; temos a capacidade (inteligência) para interagir com o saber exterior. “O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não, simplesmente, repetir o que as outras gerações fizeram”, defendia. > As idéias de Jean Piaget também influenciaram estudiosos como o cientista social Jürgen Habermas, o pensador marxista Lucien Goldmann e a pedagoga Emília Ferreiro, por exemplo. 

Tal pai, tal filho. Desde que o caçula nasceu, dá-se a confusão. Muitas entrevistas já buscaram o professor Lauro de Oliveira Lima e foram ter com herdeiro, Lauro Henrique de Oliveira Lima. Uma vez mais, foi o diretor do Colégio Oliveira Lima quem recebeu O POVO, na primeira tentativa de se entrevistar o professor Lauro. “Já sei, vocês querem falar é com meu pai, não é?”, respondeu ao desapontamento da repórter. Mas não se deu viagem perdida ao Colégio Oliveira Lima. Lauro Henrique remexeu o baú da família e revelou histórias do tempo de infância. Contou um pouco da metodologia que o pai, educador, aplicava em casa: não havia mesada, mas cada um ganhava alguns cruzeiros se fizesse o resumo dos livros lidos. Assim, todos se tornaram leitores! “Nossa casa é uma biblioteca, tem livro no banheiro! Somos cercados de livros e revistas”, ratifica Ana Elisabeth Santos de Oliveira, outra herdeira do professor Lauro. Ela lembra que o pai ensinava a não ser aquele aluno-primeiro-lugar. “Porque você está se adaptando ao sistema... O negócio era ler. Ele leu Monteiro Lobato para nós”, colore. É a filha Ana Elisabeth que completa o pensamento do professor Lauro, ao fim da entrevista. “Para o papai, o computador é igual à máquina de calcular: não tem função pedagógica”, diz, sobre o ensino atual. A respeito das mudanças no vestibular das universidades federais, o professor costuma aconselhar: “O ministro (da Educação) deve estudar pedagogia”. “Para o papai, tem que treinar o professor e valorizá-lo”, destaca Elisabeth. A ditadura militar é um longo capítulo na memória da família Oliveira Lima. No primeiro ano do golpe, recupera Ana Elisabeth, os filhos do professor Lauro foram reprovados no colégio. “Ficamos até traumatizados e recolhidos em casa”, diz. “E a escola era muito chata, ninguém podia dar opinião. E ninguém podia saber de quem éramos filhos”, completa. Perseguido pelos militares, Lauro de Oliveira Lima perdeu o emprego no Ministério da Educação e só encontrou o rumo na década de 1970, quando desenvolveu o método educacional da dinâmica de grupo e fundou o Centro Educacional Jean Piaget. Ele não aceitou nem a ajuda do sogro, nem o exílio. “Paulo Freire chamava, mas ele dizia que tinha muita dificuldade de sair do Brasil. E a gente ficou no Rio, mais ou menos, exilados”, conta Elisabeth.
Matéria publicada no Jornal "O Povo"
fonte:http://beta-escoladepais.blogspot.com/p/lauro-de-oliveira-lima-meu-pai.html

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PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )