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domingo, 4 de março de 2012

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

A Psicogênese é o estudo do desenvolvimento dos processos mentais e das funções psíquicas, que podem causar uma alteração no comportamento. Para saber mais sobre Emilia Ferreiro clique no nome da autora.

A aprendizagem da leitura e da escrita ocorre através da aquisição de conceitos que a criança desenvolve a respeito das coisas, dos objetos, das pessoas, em fim , do mundo que a cerca e não apenas através de técnicas percepto-motoras.

Todas as crianças, no processo de construção da escrita percorrem etapas idênticas a da descoberta da escrita pelo homem. Assim como a criança construiu hipóteses sobre a língua oral no processo de aprendizagem da fala, ela também o faz a respeito da escrita e da leitura quando é estimulada a usar os sinais gráficos (símbolos) para expressar nomes e palavras que são concretas para sua audição, mas abstratas em seu processo de escrita e/ ou leitura. Portanto, para a criança não é fácil passar seus pensamentos para a escrita, elas necessitam pensar, questionar e refletir a respeito desses signos e de seus significados.

A criança já desenvolve seus conceitos a respeito das informações que recebe diariamente, antes mesmo de freqüentar o ambiente escolar. Quando entendemos o processo de alfabetização através desse trabalho conceitual da aquisição da escrita podemos direcionar da melhor forma o andamento da aprendizagem.

Hipótese Pré-Silábica

  • Escrita Indiferenciada – Desenhos servem de apoio à escrita, a escrita tem aparência de garatuja (representações - VvVVVvvvvVvv), números e letras não são diferenciados e a mesma palavra pode ser escrita de varias formas, sem limite de quantidade de sinais gráficos.

  • Escrita Diferenciada – Associação com sinais gráfico conhecidos, usa letras familiares e com significados (geralmente de seu próprio nome). variação na qualidade e quantidade onde usa no mínimo três caracteres por palavra, as letras e sílabas não se repetem na palavra.

Hipótese Silábica – fase da descoberta de que a Escrita = Sons da Fala, mas a criança ainda não sabe passar esse conhecimento para o papel – Período de conflitos e perturbações das certezas da criança:

• Sem valor sonoro convencional - qualquer letra (sinal gráfico) pode servir para qualquer som (sílaba). CA - SA = TD

• Com valor sonoro convencional - correspondência de cada sílaba oral (falada) a uma letra, podendo ser vogal ou consoante. CA - SA = KA


Hipótese Silábico-Alfabética - É transição entre as hipóteses silábica e alfabética:

• A criança ainda não domina a escrita e mantém suas concepções anteriores;

• Ela compara o tamanho da palavra ao objeto e caso seja um objeto grande ela usa muitas letras, e vice-versa;

• Muitos leigos acreditam que a criança está “comendo letras”, mas não sabem que nesta fase ela está descobrindo que muitas letras têm o mesmo som. É aí que a criança percebe que o som de uma sílaba pode ser escrito com mais de uma letra (uma letra para cada fonema – CA - SA = CS).



Hipótese Alfabética – É o final da construção da base alfabética:

• Nessa fase a criança já domina a escrita, ela compreendeu a concepção alfabética do sistema de escrita, ou seja, ela descobriu que cada letra corresponde a valores sonoros (fonemas) menores que a sílabas. Percebe que essas letras, quando agrupadas, formam sílabas e que as silabas agrupadas em certa ordem formam palavras;

• Faz análise sonora da palavra que vai escrever;

• Identifica mais o fonema (som) do que a ortografia (escrita);

• A criança passa a se ater à separação das palavras nas frases, sente segurança em suas produções;

• Começa a ter dificuldades na organização do que escreve e no domínio das regras ortográficas;

• É após essa fase que ela irá escrever corretamente, pois passa a refletir sobre a organização de frases e textos, para que sejam coerentes ao serem usados na prática social (comunicação), fase em que a criança já construiu o sistema formal da língua escrita.

Sondagem

• Criar uma lista de palavras do vocabulário cotidiano dos alunos, com quantidade de letras variadas (monossílabas, dissílabas etc.), mesmo que não haja ainda uma reflexão sobre a representação escrita dessas palavras;

• Iniciar o ditado com palavra polissílaba, sequencialmente a trissílaba, a dissílaba e, por último, a monossílaba. Evitando assim que as crianças recusem-se a escrever, ou entrem em conflito, por escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras. Evitar também a repetição de vogais numa mesma palavra, por causa da hipótese da variedade;

• Ditar frase que envolva pelo menos uma das palavras da lista, observando se a escrita dessa palavra permanece estável (do mesmo modo como escrito na lista) mesmo no contexto de uma frase;

• Usar papel sem pauta para observar o alinhamento e a direção da escrita ;

• Fazer a sondagem com poucos alunos e ditar palavras e frases sem silabar;

MORTADELA

PRESUNTO

QUEIJO

PÃO

O MENINO COMEU QUEIJO

• Observar e anotar as reações (gestual, sonoras,etc.) dos alunos enquanto escrevem e pedir para que leiam o que escreveram. Verificando assim se associam aquilo que falam à escrita;

• Fazer um registro da relação entre a leitura e a escrita. Verificando a associação de cada uma das sílabas da palavra à cada uma das letras que o aluno escreveu, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar nada).



• Se possível, faça a sondagem com poucos alunos por vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença.

• Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. Por exemplo, o aluno escreveu k B O e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu. Registre:

k B O (PRE) (SUN) (TO)

• Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU (ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha dessas letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura. Por exemplo:

BNTAGYTIOAMU

A Sondagem é o Diagnóstico na alfabetização para que voce possa conhecer a nova turma (clique na palavra Diagnostico para saber mais sobre as hipoteses e a sondagem ou na palavra Tabela para vizualizar modelo)

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PENSAMENTOS

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )