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sábado, 3 de março de 2012

Semana mundial do brincar 2010: valorizando as brincadeiras

Semana mundial do brincar 2010: valorizando as brincadeiras

Aliança pela Infância

Aliança pela Infância


Em 1999, através da iniciativa do presidente da Associação Internacional das Brinquedotecas (ITLA), o mês de maio tem sido dedicado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em mais de 30 países. Em geral, as ações acontecem no dia 28 de maio, data instituída pelo ITLA em homenagem ao dia da sua fundação e reconhecida por muitas organizações no mundo inteiro como o Dia Internacional do Brincar.

A Aliança entende o brincar como necessidade essencial da criança, que cada vez mais precisa de tempo e espaço para ser criança e brincar. A rede tem divulgado e incentivado o movimento pelo brincar desde sua fundação no país em 2001. Para Adriana Friedmann, co-fundadora da rede no Brasil e especialista no tema, esta mobilização “surge na contramão da cultura de massa veiculada para a infância” com o intuito de “lembrar, chamar a atenção e sensibilizar pais, educadores e cuidadores a respeito da importância deste brincar”.

A rede tem acompanhado o curso que a mobilização pelo brincar no Brasil tem e seus desdobramentos; mas, acredita que ainda há muito por fazer neste âmbito por se tratar de uma questão de garantia de direitos que precisa ser legitimada. Por isso, ainda se faz necessário reunir esforços de indivíduos e organizações que acreditam na valiosa contribuição das brincadeiras para o universo infantil em ações campanhas como a Semana Mundial do Brincar. É preciso brincar para preservar a infância e é brincando juntos que se aprende a significar e ressignificar o mundo desde pequeno.

O dia 22 de maio marcou o início das atividades da importante campanha anual da Aliança pela Infância. O ano de 2010 foi muito rico e colorido para as atividades da rede, com brincadeiras variadas por todo o país, despertando a criatividade e o aprendizado para todas as idades. Momentos de alegria, descobertas e muito divertimento marcaram a as ações da Semana Mundial do Brincar dentro e fora da Aliança.

Espera-se que as experiências da Semana Mundial do Brincar possam continuar pulsando nos corações de todos os participantes, mas acima de tudo, que possam ser vivenciadas em seu cotidiano, transformando e multiplicando o gosto pelo brincar. 

Brincadeiras nos núcleos da Aliança pela Infância no Brasil

Atividades desenvolvidas por núcleos:
• No dia 22 de maio, em Salvador (BA), o núcleo local, em parceria com o Museu da Criança, proporcionou vivências lúdicas para as crianças do Projeto Salva Dor. Levaram brincadeiras, atividades artísticas e teatro ecológico ao zoológico junto com alunos de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. No dia 29, foi a vez do Lauro de Freitas receber as atividades preparadas com apoio do Projeto “Vamos brincar na praça”, que depois prestigiou a Praça do Projeto Tamar na Praia do Forte. Os coordenadores, Ramakrisna de Jesus e Cristina Del Rey, dedicaram os frutos dessa mobilização à memória de um membro desde a fundação do núcleo, falecida este ano, “na certeza de que o sorriso e alegria emanados por cada criança será sempre luz em nossas vidas e ficarão eternizados em nossos corações, junto com as cálidas lembranças que guardamos de Dona Laís repleta de lucidez, vigor e dedicação trabalhando em prol da infância”.

• Em São Paulo (SP), a abertura foi feita por brinquedista e membro da Aliança, Renata Meirelles com mais de 70 pais, cuidadores e educadores no 30º Fórum. O núcleo promoveu uma agenda de atividades que proporcionou contação de histórias, teatro, música, confecção de pão, confecção de biscoitos de mel, yoga, gincanas, entre outras brincadeiras para mais de 335 crianças acompanhadas de seus educadores (quase 50 no total) em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente (UMAPAZ) durante toda a semana. 

Marcella Pereira, membro e voluntária, descreve que através da participação nas atividades “tivemos a oportunidade de ouvir ricas contações de histórias. Engraçadas, interativas, importantes, maravilhosas... Crianças de todas as idades interagiram e gostaram muito. Dava para ver em cada olhinho o brilho e satisfação”. Não foram apenas as crianças que brincaram, os adultos também foram convidados a entrar na roda. “Brinquedos como: rabo de gato, barangandão arco-íris, cobra de papel, corrupio gigante e giz, todos confeccionados artesanalmente, permitiram que elas, de maneira curiosa e ativa, se envolvessem com os objetos, reinventando o brincar”. “O contato com os brinquedos estimulou a criação de vários personagens e permitiram a exploração de movimentos inusitados e muitas histórias”, conta Lindalva Souza, brinquedista responsável pela oficina “Brinquedos artesanais e brincadeiras”. 

O núcleo conseguiu construir o Espaço Brincar Livre da Criança para que crianças de diferentes faixas etárias pudessem experimentar diversos brinquedos à seu modo e em seu próprio tempo, acompanhadas de monitoras voluntárias. Para isso, contou com a parceira do membro Altino Ito, proprietário da loja Trenzinho, que doou inúmeros brinquedos educativos. Outra importante conquista foi a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que inseriu a data no calendário de atividades nas 20 unidades do Clube Escola que contam com a presença das brinquedotecas municipais.

Além disso, promoveu a realização de brincadeiras em distintos “Pontos do Brincar” pela cidade. 

O Sacolão das Artes (Zona Sul) recebeu as crianças com muitas brincadeiras populares. Confeccionaram um jogo de tabuleiro feito em retalho e continhas “para lembrar que muita coisa que descartamos no lixo pode virar um belo brinquedo”, como conta Fabiana Teixeira de Souza. Kátia Alves, coordenadora da ação afirma que com esta experiência percebeu que “brincar para as crianças é algo tão simples, mas para nós adultos é muito difícil”. “Como nos permitir a entrar no jogo com as crianças?”, pergunta-se. “Hoje, sabemos que é entrando (na brincadeira)”. O Ateliê Artes e Movimento (Zona Oeste) trouxe para as crianças a vivência da pintura com tintas naturais e a arte do papel reciclado. Outro “ponto do brincar” na capital paulista foi o Parque das Biblicletas, localizado em Moema (Zona Sul). Apoiado pelo Programa Lúdico no Parque da Secretaria Municipal dos Esportes e do Lazer, brincadeiras ao ar livre divertiram famílias que passavam o domingo no parque.

O blog aliancapelainfancia.wordpress.com foi criado especialmente para iluminar o dia-a-dia da Semana do Brincar na cidade e trazer para perto de quem não pôde participar toda a riqueza vivida, além de servir de inspiração para pessoas que queiram cultivar o brincar no trabalho e na convivência com filhos e crianças.

• O início das ações em Campo Grande (MS) teve contação de histórias, cantorias e brincadeiras de roda, em estabelecimento comercial no Shopping Campo Grande. Os corredores do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul transformaram-se em palco de brincadeiras do projeto “Vamos brincar de quê?” voltado para os acadêmicos.

Na manhã do dia 25 de maio aconteceu um pronunciamento na Assembléia Legislativa sobre a importância das comemorações do Dia Internacional do Brincar, realizado pela coordenadora do núcleo, a professora doutora Ângela Maria Costa (DED-UFMS). O núcleo também preparou uma tarde de lazer “Me deixem brincar” no Horto Florestal repleto de shows de dança, música, brincadeiras de roda, pintura, desenho, oficinas, brinquedos, culinária e jogos. Para completar a campanha promoveu a palestra "Brincar, para que, por que e como?" e arrecadou doação de brinquedos para entregar às crianças das Casas Abrigo. 

• O núcleo de Aracajú (SE) recebeu cerca de 150 participantes, muitas crianças acompanhadas de suas mães. Segundo André Prudente, coordenador do núcleo, “o dia 22 de Maio de 2010 se tornou mais uma data importante para a história do recém-nascido núcleo da Aliança. (...) Foi um momento mágico no qual a comunidade Luis Alves viu a essência da infância desabrochar em risos, gargalhadas e estripulias!”. 

• Anália Calmon, coordenadora do núcleo de Belo Horizonte (MG), organizou junto com seus membros e voluntários oficinas de tecelagem, rodas rítmicas, danças e muita poesia com 12 crianças na Casa da Arte Educação, localizada no sul de Minas Gerais durante três. Ela encerra as atividades afirmando que “as crianças carregam dentro de si a alegria do brincar, basta que a gente ofereça a oportunidade, não só nesta semana, mas sempre!” 

• No dia 30 de maio, em Florianópolis (SC), realizou-se jogos, brincadeiras teatro e diversas oficinas (musicalização, teatro de mesa, jogos cooperativos, compostagem) para pais e filhos no Parque Ecológico Córrego Grande. “No final do evento teve uma grande roda de ciranda com músicos convidados. Foi lindo!” narra Fernanda Cruz, responsável pelo núcleo. O grupo conseguiu transporte e lanche para 40 crianças de três instituições locais.

• Nesse mesmo dia, no Bairro de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo (RJ), um cortejo abriu as atividades na praça convidando todos a brincarem. Brincadeiras de roda, contação de histórias e apresentações circenses foram oferecidas para 75 crianças e 25 adultos. De acordo com Patrick Nogueira, membro do grupo, foram oferecidas diversos tipos de brincadeiras: pular corda, túnel, malabarismos, pernas -de- pau, construção de brinquedos e a exposição dos livros da biblioteca itinerante do núcleo local.

• O núcleo de Holambra (SP) contou com o apoio de vários parceiros locais. Aproximadamente 300 crianças foram envolvidas em pequenas brincadeiras populares, jogo de queimada invertida, vôlei adaptado, judô e capoeira. “O evento foi considerado uma ótima oportunidade de encontro de crianças de vários bairros; as crianças se divertiram e os pais ficaram tranqüilos”, relata a avaliação feita pelos 35 voluntários que ajudaram a cuidar das atividades.

• Ao todo, 124 crianças puderam brincar nas três ações promovidas pelo Núcleo Sapiranga (BA). Com o apoio de quatro membros do grupo, elas participaram de contação de história, cantigas de roda, oficinas de brinquedos e oficinas de pintura. 

Semana Mundial do Brincar organizado por diversas instituições pelo Brasil a fora 

Além das ações pontuais feitas pelos seus núcleos, a Aliança trabalha numa campanha de conscientização e estímulo de brincadeiras livres e tradicionais por parte de indivíduos e organizações em todo Brasil. Recebemos relatos da adesão de várias organizações de norte a sul do país. 

• Para resgatar o gosto pelas brincadeiras antigas que envolvem toda a família, a coordenadora da Educação Infantil do município de Ribas do Rio Pardo (MS) Roseli Maria Rosa de Almeida, juntamente com Maria Ângela Duarte e Marco Aurélio Costa mobilizaram escolas, pais, alunos e educadores para a Semana Mundial do Brincar em parceria com o núcleo de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal. 

• Em Ituiutaba (SP), o Pontinho de Cultura “Se essa rua fosse minha” recebeu na “Casa de Brincar” crianças da Escola E. Fernando Alexandre para repartir e multiplicar as brincadeiras tradicionais da Infância. Para Marlene Freitas, professora que organizou a ação, o “brincar é a melhor forma de estar no mundo e faz parte dos direitos universais da humanidade.” Através da vivência da Semana Mundial do Brincar, “o espaço da brincadeira se encheu de risos, de sons, de cores, de vida”, conta. 

• O Centro de Recreação Infantil Sementinha (Zona Leste de São Paulo, capital), preparou uma programação intensa em defesa do direito de brincar que incluiu de brincadeiras antigas, construção de brinquedos, brincadeiras no Sesc Itaquera e uma Festa dos brinquedos e brincandeiras com pais e alunos de quatro meses a 6 anos da entidade.

• Alunos da Educação Infantil da Unidade do COC Portugal de Ribeirão Preto (SP), também celebraram de 24 a 29 de maio, a “Semana do Brincar” com brincadeiras em vários espaços da escola, resgatando brincadeiras como amarelinha, bolas de jornal, brincadeiras no parque, entre outras. 

• Com grande festividade, a celebração da prefeitura de Santo André (SP) foi formada por shows musicais, peças teatrais, brinquedoteca, experimentoteca, monitores do projeto Brinca Ciência, oficinas de confecção de bonecas, além do show da Banda do Palhaço Bagunça. 

• A Casa do Brinquedo de Ubatuba (SP) comemorou seu aniversário juntamente com a agenda da Semana Mundial do Brincar: oficinas de brinquedos de sucata, brincadeiras folclóricas, contação de histórias, distribuição de algodão doce, educação para o trânsito, teatro, apresentação circense e uma conferência para adultos com o tema “Neurociência, brincar, cultura de paz”. A coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Ramos Martins, conseguiu a aprovação da Câmara Municipal de Ubatuba da lei municipal que cria o dia municipal do Brincar. A data será comemorada anualmente no dia 28 de maio, dia em que a instituição comemora seu aniversário. 

• Em Araraquara, foi determinado desde 2008 o dia 30 de Maio como o Dia Municipal em homenagem ao brincar. No ano de 2010, a Praça Abel Fortes, no Parque Infantil da cidade foi o local reservado para montar as 64 estações do brincar que receberam, segundo jornais locais, cerca de 10 mil pessoas. Diversas brincadeiras, como amarelinha, contação de história, cantigas de roda, pula-corda, dominó maluco e gincanas, além de orientações sobre trânsito e de combate à dengue, foram os destaques da segunda edição do Dia do Brincar.

• O Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” em Porto Alegre (RS) organizou o painel “O que fazemos para promover a brincadeira e valorizar o brincar ao longo da vida?” para refletir sobre como o brincar é trazido para as crianças com as estudantes e educadoras na faculdade de educação. Além disso, conclamou todos os amigos do brinquedo que comemoram a data a enviarem seu relato para que possam publicar em seus informativos mensais. 

• Pela primeira vez a Universidade de Passo Fundo (RS) coordenou no Campus Palmeira das Missões um encontro brincante que reuniu pais, crianças, alunas de pedagogia e funcionários da Universidade. O evento que reuniu dezenas de pessoas obteve o apoio da comunidade local. Segundo Fabiano Cestaria Costa, o momento foi celebrado “com muita alegria. Foram priorizadas as brincadeiras cooperativas e participativas, com jogos “que todos ganham” e que desenvolvem valores humanitários”. As alunas que organizaram o evento constataram que “a participação dos pais, brincando com seus filhos abrilhantou ainda mais o evento. Queremos que eles se sintam crianças e, incentivados, passem a estimular essas brincadeiras em casa”.

• Em Resende (RJ), alunos das escolas de vários bairros da cidade, estimuladas pela Secretaria de Educação, desenvolveram ações visando chamar a atenção de pais e educadores sobre a importância do brincar na vida das crianças. “A brincadeira é uma necessidade essencial da criança. Brincando, as crianças também se expressam, aprendem e se comunicam. Por isso, as ações realizadas esta semana nas escolas municipais, dentro da Semana do Brincar, merecem todo o apoio da prefeitura, visto a importância delas na formação dos nossos alunos, principalmente na fase da Educação Infantil”, disse a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro.

• A Pastoral da Criança lançou-se ao desafio de defender o brincar em todo o país e “resgatar espaços nas comunidades por algumas horas, em determinados dias da semana, para as crianças brincarem juntas”. 

• Professoras de Vitória da Conquista (BA), como Ester Andrade Elias, que acreditam que é “no momento da brincadeira que a criança pensar livremente, pode imaginar, não tendo medo de errar, faz de um pedaço de madeira o que quiser” levaram atividades brincantes para as ruas da sua cidade e também para seu local de trabalho, a Creche Jurema.


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PENSAMENTOS

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"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )


"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )